quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tipografia


Tipografia é, pelo que eu entendi depois de pesquisar sobre o assunto na internet, basicamente a arte e o processo de criação de um texto, podendo extrapolar o objetivo literário do mesmo, variando no modo de interação com o "leitor", podendo transmitir uma certa mensagem sem que necessariamente o publico-alvo tenha de ler as palavras do texto, através da manipulação da sua apresentação, levando em consideração aspectos esteticos, como as fontes utilizadas, cores, disposição das letras, palavras e frases, assim como pode-se brincar com a subjetividade que o ato de modificação pode dar. Como diz o ditado: "Uma imagem vale mais do que mil palavras", e analisando, podemos usar mil palavras, letras, numeros, símbolos, a fim de dar ao espectador uma imagem para se ler.
O trabalho que nos foi pedido em informatica foi o de utilizar a ferramenta Word para criar um cartaz tipográfico com um tema sobre o que cada um de nós entende por uma "Boa arquitetura". Pessoalmente, acho a expressão um tanto vaga, pois é um conceito que vem de cada um, mas para mim, no geral, a boa arquitetura por assim dizer seria, é a Arquitetura que é convidativa, em um sentido nem sempre consciente, que nos atrai, simplesmente, seja pela estética, seja pela atenção aos detalhes, seja pela simbologia contida nela, ou por algum outro destaque que nos vem aos olhos e mente quando nos deparamos com ela.
Sobre o meu trabalho: procurei representar um edificio proximo à minha casa que me atraiu a atenção desde quando foi construido, o edificio Le Corbusier (nome de um bom arquiteto, se me permitem a ironia), que me atraiu especialmente pelo formato da estrutura em seu topo (um cone sobre um cilindro), que fui descobrir mais tarde, é a caixa d´água do prédio. Fica claro que para mim, o que me atrai na arquitetura do predio é a sua aparência que se destaca. Mas outra coisa que me atraiu nele foi a historia por tras de sua construção. Basicamente, o que aconteceu foi que no inicio dela, a empresa responsavel superfaturou o edificio e fugiu com o dinheiro dos donos dos apartamentos. Então, os donos entraram na justiça e receberam parte de seu dinheiro de volta, mas, pelo contrario do que era de se esperar, os moradores continuaram com a construção, tomando uma postura mais ativa para o andamento das obras, o que acabou por dar à edificação um toque mais especial de seus usuários (quis representar isso pelas diferentes fontes usadas), fazendo com que, na minha visão, seja um lugar projetado pelos moradores, para os moradores. Se não me engano, no começo do livro "Licões de Arquitetura", que nos foi pedido, há uma discussão desse assunto, a utilização e organização dos espaços outorgada a seus utilizadores.
Bem, esse foi meu trabalho, espero ter conseguido passar o que veio em minha mente durante o processo de sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A crítica é um exercício de criação, então, crie...